SPORT CLUB PENEDENSE

Posição No Raking :
CBF : -
FAF :
ANR : 

Torcedor/Adepto : Alvirrubro Ribeirinho
Mascote : Jacaré
Fundação : 3 de Janeiro de 1909
Estádio : Alfredo Leahy, Penedo-AL

TÍTULOS
* Campeonato Alagoano - 2ª Divisão 2000 e 2004
DESTAQUES
* Vice-Campeão do Campeonato 1º Divisão Alagoano de 1966.
* Campeão Amador: 2 vezes em (1958 e 1960).



HISTÓRIA

O Penedense foi fundado no dia 3 de janeiro de 1909. Durante muitos anos disputou os campeonatos promovidos pela Liga Penedense de Futebolcomo um dos mais famosos clubes do interior de Alagoas.
Na época do amadorismo, o alvirrubro do Baixo São Francisco possuía em seu plantel os grandes craques do futebol alagoano. Somente em 1962é que veio participar do campeonato da Primeira Divisão alagoana, promovido pela FAD. Sua melhor campanha foi o vice-campeonato que aconteceu em 1966, quando decidiu o título com o CSA.
No dia 7 de março de 1971 foi realizado o Torneio Início, uma competição curta de jogos com 20 minutos de duração, dentro de um mesmo dia. O torneio foi organizado pela Federação Alagoana de Futebole foi disputado no Estádio Rei Pelé. Participaram da competição, além do Penedense, São Domingos, ASA, CSA, CSE, Ferroviário, CRB e Guarany. Comandado por Marcos Lobo, o Penedense decidiu o título com o CSE e, após empatar sem gols e vencer por 3x0 nos pênaltis, foi o grande campeão. Durante muitos anos, o Penedense ficou de fora dos campeonatos da divisão especial. Crises internas não permitiram que o clube continuasse com seu departamento de futebol. No ano de 2000, o clube se preparou para voltar à elite do futebol alagoano, através do campeonato da Segunda Divisão. Foi o campeão com méritos e ganhou o direito de ficar entre os grandes. Em 2001, realizou um excelente trabalho e ficou na 3ª colocação.
Crises internas não permitiram que o clube continuasse com seu departamento de futebol. No ano 2000, o clube se preparou para voltar a elite do futebol através do campeonato da segunda divisão. Foi o campeão com méritos e ganhou o direito de ficar entre os grandes.